Publicado em: 24 de outubro de 2011
Antes do saudoso maestro Isoca descobrir, a partir de pesquisas junto ao Vaticano, a data da chegada do padre Felipe Bettendorf (22/06/1661) para fundar a missão dos Tapajós, ponto de partida para o surgimento de Santarém, a cidade comemorava aniversário no dia 24 de outubro, porque, em 1848, nessa data, a antiga vila foi elevada pelo governo da Província do Pará.
Cem anos depois, Santarém inaugurou a praça Centenário (mais conhecida como Praça de São Raimundo), como parte dos eventos festivos que incluíram a fundação da primeira emissora de rádio local, a Rádio Clube AM (hoje Ponta Negra AM), que inclusive transmitiu um jogo de futebol entre uma equipe de Belém e outra de Santarém, no antigo estádio Elinaldo Barbosa (na Tv. Turiano Meira com a Av. São Sebastião), área hoje de um grupo supermercadista.
Com a instituição de 22 de junho, a partir de 1981, como data oficial de aniversário de fundação de Santarém, 24 de outubro passou a ser só o nome de uma das principais ruas do bairro da Aldeia, que passa inclusive na praça do Centenário.
Em 1998, o jornalista João Georgios Ninos, o J. Ninos, era assessor de comunicação da Câmara Municipal de Santarém e aproveitou para elaborar projeto, oferecido ao então presidente da Casa, Mário Feitosa (PMDB), marcando a data como Dia Municipal do Rádio, em homenagem à fundação da primeira emissora de Santarém, 50 anos antes, aprovado por unanimidade.
Comentários