A empresa de ônibus Belém-Rio, que faz a linha para o distrito de Outeiro – Ilha de Caratateua, em Belém, aparentemente está falida e reduziu pela metade a sua frota, causando enorme sofrimento aos usuários do transporte coletivo. O serviço,…

A Cosanpa abriu nada menos que seiscentos buracos imensos nos bairros mais movimentados de Belém, infernizando a vida de todo mundo com engarrafamentos e causando graves riscos de acidentes, principalmente porque chove sempre, e quando as ruas alagam os buracos…

O Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr. inaugurou nesta quinta-feira, 16, o Núcleo Eleitoral do Ministério Público do Estado do Pará, que vai funcionar na sede das Promotorias de Justiça de Icoaraci, distrito de Belém. O coordenador será o promotor…

A desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães, que se destaca pelo belo trabalho que desenvolve à frente da Comissão de Ações Judiciais em Direitos Humanos e Repercussão Social do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, e que já coordenou…

Dia do Rádio em Santarém

Antes do saudoso maestro Isoca descobrir, a partir de pesquisas junto ao Vaticano, a data da chegada do padre Felipe Bettendorf (22/06/1661) para fundar a missão dos Tapajós, ponto de partida para o surgimento de Santarém, a cidade comemorava aniversário no dia 24 de outubro, porque, em 1848, nessa data, a antiga vila foi elevada pelo governo da Província do Pará.
Cem anos depois, Santarém inaugurou a praça Centenário (mais conhecida como Praça de São Raimundo), como parte dos eventos festivos que incluíram a fundação da primeira emissora de rádio local, a Rádio Clube AM (hoje Ponta Negra AM), que inclusive transmitiu um jogo de futebol entre uma equipe de Belém e outra de Santarém, no antigo estádio Elinaldo Barbosa (na Tv. Turiano Meira com a Av. São Sebastião), área hoje de um grupo supermercadista.
Com a instituição de 22 de junho, a partir de 1981, como data oficial de aniversário de fundação de Santarém, 24 de outubro passou a ser só o nome de uma das principais ruas do bairro da Aldeia, que passa inclusive na praça do Centenário.
Em 1998, o jornalista João Georgios Ninos, o J. Ninos, era assessor de comunicação da Câmara Municipal de Santarém e aproveitou para elaborar projeto, oferecido ao então presidente da Casa, Mário Feitosa (PMDB), marcando a data como Dia Municipal do Rádio, em homenagem à fundação da primeira emissora de Santarém, 50 anos antes, aprovado por unanimidade.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *