Em uma aula prática da Faculdade de Medicina da Unifamaz, ontem, o professor Marcus Vinícius Henriques de Brito, visivelmente impaciente com a aluna que deveria demonstrar intubação em um boneco, questionou a falta de lubrificação prévia do paciente, ao que…

Na quarta-feira passada, dia 24, a audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, em Brasília, era para discutir a gravíssima situação na Terra Indígena Yanomami, mas o clima de enfrentamento entre bolsonaristas e lulistas inviabilizou…

O prefeito Edmilson Rodrigues anunciou que Belém tem condições de fazer o Carnaval 2022, após reunião hoje (25) à tarde com representantes das escolas de samba e blocos carnavalescos. Ele acredita que com mais de 80% de pessoas vacinadas contra…

Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o 25 de novembro Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher. Passados 22 anos, os dados do 14° Anuário Brasileiro de Segurança Pública são aterrorizantes: por…

Descaso institucional


As Polícias Civil e Militar não atuam nos municípios no sentido de coibir de forma eficaz a exploração sexual de menores, isso é o menos. Em Breves esse grupo encontrou uma adolescente sendo explorada às vistas de um PM Box da Polícia Militar.

Uma menina que circulava pela praça do Operário por volta das 20 horas e ao ser abordada pela equipe negou que estivesse fazendo programa. A menos de 10 metros do posto policial se encontra a Praça do Operário, local próximo à orla da cidade, circundado pelos bares do Cleto, Mascote, Bar da Praça, todos frequentados por adolescentes, sem nenhum incômodo por parte da polícia. No local esta instituição verificou um esquema de aliciamento de adolescentes e jovens comandados por homens.

(…)

Conselho tutelar. O que faz o conselho tutelar numa situação como essa? O que fazem os conselhos tutelares? Em Breves, o Conselho Tutelar declara que os setenta por cento dos casos atendidos refere-se a abuso, exploração e tráfico de crianças e adolescentes, com muitas ocorrências de abuso intra familiar e fuga do lar, o que após o acompanhamento por parte do Conselho Tutelar se configura como situações de aliciamento, tráfico para fins sexuais.

A conselheira relatou o caso de uma adolescente de dezesseis anos. A menina, moradora do Rio Buiuçu, saiu de casa com mais duas adolescentes para uma festa de aniversário, no dia 14 de julho. Semanas depois a mãe procurou o Conselho Tutelar como fotos da filha apenas de calcinha e com os seios à mostra. Outras duas adolescentes aparecem seminuas nas fotos vestindo roupas de marinheiro. As fotos foram repassadas à Polícia Civil, mas até novembro não havia pistas do paradeiro das adolescentes. Segundo a conselheira, uma vez repassado á Polícia Civil o encaminhamento dos casos, não é informado ao Conselho Tutelar.”

(Trecho do depoimento do bispo do Marajó, dom José Luiz Azcona, reproduzido no relatório final da CPI da Pedofilia).

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *