O Teatro Popular Nazareno Tourinho (praça do Carmo, 48, Cidade Velha), abriu nesta segunda-feira, 20, a exposição “Fauna e Flora Brasileira”, com gravuras que retratam a biodiversidade brasileira, difundindo a preservação ambiental e o pioneirismo de Emílio Goeldi e Oswaldo…

O Brasil perdeu 536 mil hectares para o fogo entre janeiro e fevereiro de 2023. A quase totalidade dessa área – 487 mil hectares, ou 90% do total – foi na Amazônia. Os dados são do Monitor do Fogo do…

O vereador Paulo Enildo Dos Santos Oliveira, de Bagre, município do arquipélago do Marajó, foi denunciado por estupro de uma adolescente. A mãe da vítima, ao tomar conhecimento do crime, registrou a ocorrência na Delegacia da Mulher de Breves, receosa…

Três projetos de jovens cientistas parauaras são finalistas na 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharias - Febrace, em São Paulo, que acontece no período de 20 a 24 deste mês. Dois deles receberam apoio do Governo do Pará, via…

Coro Carlos Gomes, orgulho do Pará

Na abertura do 25º GP de Atletismo, neste domingo, no Mangueirão, o Coro Carlos Gomes vai entoar o Hino Nacional. Considerado um dos melhores Coros de câmara do País, o Carlos Gomes foi premiado com Medalha de Ouro, na categoria Coro Misto de Câmara, e Medalha de Prata na categoria Música Contemporânea, durante a 5ª Olimpíada Mundial de Coros (Word Choir Games), em Graz, na Áustria, em 2008, confirmando assim seu alto nível técnico.
Há 14 anos sob a regência da maestrina Maria Antonia Jimenez, o Coro é integrado por alunos, ex-alunos e professores do Instituto Estadual Carlos Gomes, e contribui com projetos pedagógicos e de responsabilidade social, como concertos didáticos da Fundação Carlos Gomes e diversos outros eventos de caráter beneficente, além de representar o Pará em eventos e festivais realizados em outros Estados e países.
Em 2003, lançou seu 1º CD, o Coro Belo. Em 2004, gravou o CD O Cantochão do Pará, resultado de trabalho do pesquisador Vicente Salles, atendendo ao convite da Secult. Em 2005, ao completar 10 anos de existência, fez a primeira audição no Brasil da Missa Cubana, de José Maria Vitier, ao lado do coro cubano Exaudi, apresentando posteriormente a mesma obra na abertura da XI Feira Pan-Amazônica do Livro, em homenagem a Cuba, em 2007.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *