0
 

A Universidade da Amazônia (UNAMA) abriu inscrições para o 1º Congresso Internacional Stricto Sensu, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de outubro, no auditório David Mufarrej, no campus Alcindo Cacela, em Belém. Com o tema “Mudanças climáticas e relações sociedade-natureza”, o evento convida seus participantes para uma imersão crítica e científica nos dilemas ambientais que marcam a atualidade, especialmente no contexto amazônico. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 19 de outubro. O congresso é organizado e estruturado no formato híbrido, com atividades presenciais e também transmissão de mesas-redondas e apresentação remota de trabalhos.

Pela primeira vez, a UNAMA organiza um congresso internacional voltado à pós-graduação com foco exclusivo nas transformações climáticas e seus reflexos sociais, econômicos e ecológicos. A iniciativa surge em sintonia com a crescente presença da temática ambiental nas agendas acadêmicas, políticas e sociais, e tem como pano de fundo a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

O Congresso é voltado para estudantes e pesquisadores, mas também está de portas totalmente abertas ao público em geral interessado em compreender os efeitos da crise climática sobre o cotidiano da população, especialmente na Amazônia. A programação busca estabelecer pontes entre o conhecimento científico e as vivências locais, explorando como o aumento das temperaturas, a seca, a poluição e o surgimento de novas doenças impactam diretamente a vida de quem vive na região.

Além da participação como ouvinte, o evento oferece a oportunidade de submissão de trabalhos científicos, aberta até o dia 30 de julho, no ato da inscrição. A proposta é fomentar a produção acadêmica comprometida com os desafios socioambientais contemporâneos e estimular o protagonismo de pesquisadores da região amazônica.

O congresso irá aceitar trabalhos em duas modalidades: artigo científico completo e e-Pôster. Os artigos devem apresentar os principais resultados de pesquisas acadêmicas ou ensaios teóricos desenvolvidos pelos participantes. Já os e-Pôsteres consistem em produções textuais e visuais que sintetizam relatos de pesquisa, experiências ou produções técnicas, permitindo uma exposição mais dinâmica e acessível dos conteúdos apresentados.

As inscrições e o regulamento de submissão de artigos estão disponíveis no site do congresso.

Segundo o professor João Cláudio Arroyo, presidente da COP Universitária e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental (PPGC) da UNAMA, o papel da educação na transformação social e ambiental é central. “Só existe saúde, desenvolvimento humano e sustentabilidade porque a ciência está alinhada com essa premissa. Precisamos estimular jovens pesquisadores a continuarem seus estudos científicos para, no futuro, as novas gerações colherem o resultado positivo do que estamos fazendo hoje pelo planeta”, afirma.

Foto: Quezia Dias

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Belém e o ambiente Literário nos anos de 1920 e 1930

Anterior

Lei acaba com atenuantes e reduções por idade de agressores sexuais

Próximo

Você pode gostar

Comentários