0

Na virada do ano, é hora de cuidar da saúde. Muitos adultos nunca foram imunizados porque, há 20 anos, não existiam vacinas contra sarampo, caxumba e rubéola. Os adultos e idosos devem ficar atentos se já receberam o esquema completo das vacinas e se estão em dia com a dose de reforço dupla Adulto (DT-Difteria/Tétano), tomada a cada 10 anos.
Quem for viajar tem que vacinar contra febre amarela 10 dias antes. O reforço é feito a cada 10 anos. A vacina contra Varicela (catapora) pode ser administrada a partir de um ano de idade. É recomendada a pessoas que nunca contraíram a doença, especialmente mulheres que desejam ser mães, porque a varicela pode trazer riscos à saúde da gestante e do bebê.
A vacina contra gripe deve ser tomada anualmente. Hepatite A é uma infecção viral que acomete o fígado, transmitida via alimentos e água contaminada por fezes. Quanto maior a idade em que essa doença é adquirida, maior é a gravidade do quadro. A Hepatite B é considerada a mais perigosa das hepatites virais, pode ser transmitida por contatos sexuais, objetos cortantes – como alicates de unha, lâminas usadas por
barbeiros, tatuagens, piercings – e até o uso compartilhado de escovas de dente. Todo cuidado é pouco.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Por que não fazem?

Anterior

Cena imorredoura

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *