0
 

O Centro de Estudos Cinematográficos promove Roda de Cinema aberta ao público com o tema “Cinema e Meio Ambiente” na Casa das Artes, às 18h30 desta quarta-feira, 5. O acesso é livre e gratuito, com certificado de participação. O debate será conduzido pelo professor e pesquisador Marco Antonio Moreira (UFPA), abordando a relação entre arte, pensamento ecológico e cidadania ambiental.

Marco Antonio Moreira falará sobre as representações do meio ambiente na história do cinema – desde a invenção do cinematógrafo pelos irmãos Lumière até produções contemporâneas que refletem sobre o impacto das ações humanas no planeta e as mudanças climáticas. Filmes como Koyaanisqtasi Uma Vida em Desequilíbrio, de Godfrey Reggio, serão analisados na Roda.

O professor explica que o objetivo da roda é aproximar o cinema de temas urgentes da sociedade contemporânea. Ele lembra que o CEC, fundado em 1962 por Benedito e Maria Sylvia Nunes e retomado em 2015, tem como propósito criar pontes entre arte, pensamento e cidadania. “A ideia é apresentar obras que mostram essa preocupação constante dos artistas com as mudanças climáticas e o equilíbrio do planeta. O cinema é uma arte muito influente e pode inspirar reflexões, debates e novas formas de pensar o nosso papel nesse processo”.

O Centro de Estudos Cinematográficos é um projeto de extensão coordenado pelo professor Marco Antonio Moreira, vinculado ao curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará, desde 2025. Promove debates, mostras e rodas de conversa sobre cinema e sociedade, fortalecendo o diálogo entre produção audiovisual, educação e cidadania.

A Casa das Artes fica na Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, nº 236, bairro de Nazaré, ao lado da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA).

Arte, cultura e ativismo ambiental na COP30

Anterior

Fotografia, cinema e literatura na Casa Vozes do Oceano

Próximo

Você pode gostar

Comentários