Na terça-feira da semana passada (19), quando estava em votação no plenário da Assembleia Legislativa projeto de Indicação de autoria da deputada Professora Nilse Pinheiro transformando o Conselho Estadual de Educação em autarquia, detentora de autonomia deliberativa, financeira e administrativa,…

A desgraça sempre chega a galope, mas tudo o que é bom se arrasta indefinidamente no Brasil, o país dos contrastes e contradições, rico por natureza, com poucos bilionários e povo abaixo da linha da pobreza. Parece inacreditável, mas tramita…

O prefeito de Oriximiná, Delegado Willian Fonseca, foi reconduzido ao cargo pelo juiz titular da Vara Única daComarca local, Wallace Carneiro de Sousa, e literalmente voltou a tomar posse nos braços do povo. Era por volta do meio-dia, hoje (26),…

A equipe multidisciplinar do centro obstétrico da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém (PA), vivenciou uma experiência rara e emocionante: o parto empelicado. Imaginem um bebê nascendo dentro da placenta intacta, com os movimentos visíveis, praticamente ainda…

Campanha de combate ao câncer infantojuvenil


Em todo o Brasil, a campanha ‘Setembro Dourado’, criada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer, alerta a sociedade quanto aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Em Belém, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo preparou uma programação especial de conscientização pela causa, enfatizando a importância do diagnóstico precoce: quanto mais rápido ele for descoberto, mais aumentam as chances de cura. 

Os sintomas do câncer infantojuvenil são inespecíficos, parecem com muitas doenças comuns da infância, porém com um diferencial, para o qual os pais devem ficar atentos: a persistência desses sintomas e seus agravamentos. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias, tumores cerebrais e os linfomas. Na região Norte também há grande incidência de tumores renais.
Os primeiros sinais que geralmente surgem são febre prolongada, infecções frequentes em crianças que eram anteriormente saudáveis, perda de peso considerável, sem nenhuma explicação, dores nas pernas, nos braços e pelo corpo, cansaço, indisposição para brincar, dores de cabeça frequentes, acompanhadas de vômito, manchas roxas pelo corpo, aumento do volume abdominal, irritabilidade, principalmente nas crianças menores, surgimento de caroços no pescoço, virilha e barriga. 

Nesses casos, é preciso procurar imediatamente um médico, não necessariamente um oncologista.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente. 

No dia 17, haverá uma Caminhada pela Vida,  com a participação de crianças e jovens que lutam contra a doença. No domingo (18), panfletagem na Praça da República e no dia 29, campanha para doação de sangue dentro do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, que é a primeira unidade hospitalar, pública e gratuita, referência no tratamento e diagnóstico do câncer infantojuvenil no Pará, atendendo pacientes na faixa etária de zero a 19 anos. Participem e ajudem a salvar vidas!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *