0
 
A CGU criou neste ano o CEIS – Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas. É um portal e uma ferramenta, que consolida em um banco de dados nacional todas as empresas que sofreram sanções devido à má-aplicação ou desvio de dinheiro público (que fraudaram contratos públicos ou licitações, ou desviaram verbas públicas de convênios).

Para dar efetividade ao CEIS, pediu a todos os estados que informassem eventuais punições que tenham aplicado a empresas nessa situação, já que a punição num ente federativo gera restrição em relação aos outros. (fica impedida de contratar com municípios e a União, por exemplo).


Dez estados enviam dados regularmente pra CGU (AC, TO, GO, PE, AL, SE, BA, ES, MG e SP). Outros 12 já responderam que têm interesse em participar, mas ainda não enviaram dados (AM, RO, MT, DF, MA, PI, CE, RN, PB, RJ, PR e RS). E outros 5 nem sequer responderam ao convite da CGU (SC, MS, RR, AP e… Pará). 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Acesso a direitos

Anterior

Minúcias

Próximo

Você pode gostar

Comentários