A empresa de ônibus Belém-Rio, que faz a linha para o distrito de Outeiro – Ilha de Caratateua, em Belém, aparentemente está falida e reduziu pela metade a sua frota, causando enorme sofrimento aos usuários do transporte coletivo. O serviço,…

A Cosanpa abriu nada menos que seiscentos buracos imensos nos bairros mais movimentados de Belém, infernizando a vida de todo mundo com engarrafamentos e causando graves riscos de acidentes, principalmente porque chove sempre, e quando as ruas alagam os buracos…

O Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr. inaugurou nesta quinta-feira, 16, o Núcleo Eleitoral do Ministério Público do Estado do Pará, que vai funcionar na sede das Promotorias de Justiça de Icoaraci, distrito de Belém. O coordenador será o promotor…

A desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães, que se destaca pelo belo trabalho que desenvolve à frente da Comissão de Ações Judiciais em Direitos Humanos e Repercussão Social do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, e que já coordenou…

Caçada a quelônios

A Operação Bajara, do Ibama, apreendeu 13 tartarugas gigantes da Amazônia (Podocnemis Expansa) e um tracajá (Podocnemis Unifilis) caçados no rio Tapajós. Os animais, alguns mortos, pesavam de um e meio a três quilos e foram apanhados por espinhel (sistema de anzóis ligados a linhas sustentadas em longos barbantes de polímero) no entorno do Tabuleiro – local onde ocorre a desova e eclosão dos filhotes – de Monte Cristo, em Aveiro, o maior do País . O período agora é de reprodução, até o final de agosto, e a desova acontece em novembro. Os fiscais que patrulham os rios amazônicos recolheram 25 espinhéis, que chegavam a 300 metros, e foi assim que encontraram os quelônios.
Iguaria muito apreciada, as tartarugas gigantes do Amazônia são oferecidas como pratos sofisticados em restaurantes. Na região do tabuleiro, as tartarugas vivas são comercializadas por valores entre 30 e 50 reais, e as mortas são consumidas pelos próprios caçadores. O Ibama alerta que a caça de animais silvestres é considerada crime ambiental, passível de multa e, em alguns casos, prisão.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *