Nesta sexta-feira (31), data de nascimento de Bruno de Menezes, a Casa da Linguagem será o palco da programação da Virada Literária, envolvendo performances literárias, exposição varal das ilustrações de Tadeu Lobato e Cláudia Cruz - que darão depoimentos sobre…

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará aprovou nesta terça-feira (28) o Projeto de Lei nº 93/2023, autorizando o Poder Executivo a contratar operação de crédito externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de até cem milhões…

A sessão da Asembleia Legislativa do Pará, hoje, foi inviabilizada pela ausência de dois terços dos deputados e deputadas. No horário destinado à discussão e votação de projetos, como só onze deputados estavam presentes no plenário, o presidente da Alepa,…

A Assembleia Legislativa aprovou hoje a criação da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional, oriunda do desmembramento de parte das atribuições da Sedop – Secretaria de estado de Obras Públicas. Em sua Mensagem endereçada ao presidente da Alepa,…

Brinquedos de miriti

Legítima expressão cabocla, fabricados há 200 anos, os brinquedos de Miriti retratam a sensibilidade e a representação ingênua do universo ribeirinho do município de Abaetetuba, região com 45 ilhas, próxima à capital do Pará.
A atividade é sustentável: do miriti, também chamado buriti, os artesãos colhem apenas os galhos onde estão as folhagens.  A árvore é mantida viva e crescendo. Com ferramentas rústicas (normalmente facas e facões), esculpem e montam peças segundo suas referências pessoais, urbanas e afetivas. Alguns são especialistas em barcos, outros em bonecos dançarinos, cobras, jacarés, pássaros, insetos, tatus, aviões, rádios de pilha, televisores.
A girândola é um tipo de cruz com vários braços, feita de miriti, onde são espetadas ponteiras da casca do próprio miriti para amarração dos brinquedos.  
Com o apoio do Sebrae e do Governo do Estado do Pará, que implantou o Programa de Capacitação,  foi fundada a Associação dos Artesãos de Miriti de Abaetetuba, ASAMAB, com mais de 100 integrantes. A possibilidade de renda e trabalho,  despertou o interesse de gerações mais novas que se uniram e fundaram a Miritong, desenvolvendo novos produtos e atividades. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *