0
Foto: Agência Pará
Excelente notícia para quem ama a paradisíaca Alter-do-Chão, em Santarém: as águas da vila balneária estão em condições “muito boas” ou “satisfatórias” para banho e recreação. Foi o que atestou o laudo técnico divulgado ontem pela Universidade Federal do Oeste do Pará, assinado pelo pesquisador José Reinaldo Pacheco Peleja, doutor em Biologia de Água Doce. Alter do Chão é o cenário da festa do Çairé, durante o mês de setembro, e já foi escolhida a praia de água doce mais bonita do mundo pelo jornal inglês The Guardian. 

A pesquisa, denominada “I Estudo sobre as Condições de Balneabilidade das Águas das Praias de Alter do Chão”, foi realizada pelo Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas da Ufopa, que coletou amostras no período de 1º de abril a 9 de maio deste ano, em cinco campanhas semanais consecutivas aos finais de semana (dias de maior fluxo de banhistas) e uma coleta em um dia de menor fluxo de banhistas (quarta-feira), na Praia do Cajueiro, Praia da Ilha do Amor, Praia do Centro de Atendimento ao Turista, orla de Alter do Chão e encontro do Igarapé do Macaco com o Lago Verde. Antes, uma análise feita pela mesma universidade havia encontrado quantidade anormal de coliformes fecais em algumas praias da vila. A nova pesquisa comprovou cientificamente a condição adequada de balneabilidade de Alter do Chão, baseada em normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). 

Os locais considerados impróprios para banho são os finais de linha das galerias pluviais submersas e a escadaria da orla. De acordo com a Prefeitura de Santarém, áreas não utilizadas por banhistas. O secretário municipal de Meio Ambiente do município, Podalyro Neto, informou que essas áreas serão sinalizadas.

O prefeito Alexandre Von explicou que o estudo realizado pela Ufopa faz parte de uma série de ações que estão sendo executadas para monitorar, permanentemente, toda extensão da orla fluvial, por meio do Programa Municipal de Monitoramento da Qualidade das Águas. “Agora no verão, em outubro, no mais tardar em novembro, nós vamos repetir essas análises, que foram feitas no inverno, nos mesmos pontos de Alter do Chão”, prometeu o prefeito, que contou com a ajuda do Governo do Estado na construção de uma balsa adaptada para a instalação de banheiros químicos. A retirada das embarcações que circulavam pelas praias sem o devido sistema sanitário foi outra medida. A prefeitura anunciou a aquisição de 25 banheiros químicos e parte deles será destinada à vila. 

O distrito de Alter do Chão, com cerca de seis mil habitantes, está localizado a 35 Km de Santarém. O acesso pela rodovia estadual Everaldo Martins dura 40 minutos de carro. A alterativa de trajeto é de barco, pelo rio Tapajós, com viagem de 3h. Há hotéis e pousadas suficientes para atender aos turistas. Os voos até Santarém duram, em média, uma hora saindo de Belém (PA) ou Manaus (AM).
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Pará terá pacote multissetorial

Anterior

Cinco novos shoppings no Pará

Próximo

Você pode gostar

Comentários