Publicado em: 6 de setembro de 2011
O Museu Emílio Goeldi relançou a coleção “Arqueologia Amazônica”, extensa obra sobre os estudos já realizados na região, organizada pelas pesquisadoras da Coordenação de Ciências Humanas Edithe Pereira e Vera Guapindaia.
São dois volumes, que reúnem mais de 40 trabalhos, oferecendo aos leitores um panorama atualizado com os resultados dos últimos 20 anos de pesquisa sobre a arqueologia na Amazônia. Os textos são em português, inglês e espanhol, com estudos de pesquisadores de várias instituições nacionais e internacionais.
O primeiro volume conta sobre a antiga ocupação humana nos manguezais da Amazônia, arqueologia no Amapá, cerâmica e complexidade social na Amazônia, arte rupestre e arqueologia subaquática, entre outros. Dentre os autores dos estudos estão as organizadoras da obra, e também Maura Imazio e João Aires da Fonseca, do Museu Goeldi; Denise Schaan, da UFPA; Franz Scaramelli, do Instituto Venezuelano de Investigações Cientificas; Stéphen Rostain, do Centro Nacional da França de Pesquisa Científica.
O segundo volume discute a importância da socialização do conhecimento produzido pela Arqueologia, através de três aspectos: cronologia e rota de ocupação, localização geográfica e implantação dos sítios arqueológicos. Um dos desafios é compreender as diversas relações que se estabelecem no contato com o patrimônio arqueológico amazônida, que passam pelo comércio ilegal de peças e desconhecimento dos seus indicadores.
Os autores, que também estimulam a reflexão sobre ações no âmbito da educação patrimonial, propõem uma consciência histórica além de se informar dos fatos, mas também perceber o universo social como processo ininterrupto e direcionado de formação e organização.
Comentários