0
 

Amanhã, 9 de setembro, às 14h (horário de Brasília), a Apple revelará oficialmente a linha iPhone 17, sempre um dos eventos mais aguardados do ano para os interessados em tecnologia. Pela primeira vez em cinco anos, a empresa fará mudanças profundas no design de seus smartphones, incluindo um modelo ultrafino que promete dividir opiniões.

A maior transformação visual está no iPhone 17 Pro e 17 Pro Max. Desde o iPhone 12 Pro, lançado em 2020, não havia alterações tão significativas na estrutura. A parte traseira do aparelho ganha uma nova disposição, com a área das câmeras ocupando todo o terço superior, enquanto a metade inferior abriga um recorte que servirá também para o carregamento sem fio. Outro destaque é o retorno da moldura de alumínio, em substituição ao titânio usado nas versões anteriores. A mudança torna os aparelhos mais leves e, sobretudo, melhora a dissipação de calor.

No campo da performance, os modelos Pro receberão o novo processador A19 Pro, com promessa de maior autonomia de bateria e avanços em captura de imagem e vídeo. A lente de zoom, que tinha 12 megapixels, passa para 48 megapixels, e a câmera de selfie será atualizada de forma inédita. O sistema de abertura agora se ajusta automaticamente, e será possível gravar simultaneamente com as câmeras frontal e traseira.

A grande aposta da Apple, no entanto, é o iPhone 17 Air, ultrafino e com apenas 5,5 milímetros de espessura, ou seja, um terço mais fino que o iPhone 16 Pro. O design elegante, inspirado na linha MacBook Air e iPad Air, deve atrair consumidores que buscam leveza e sofisticação. A redução, porém, vem com consequências: bateria de menor duração e apenas uma câmera traseira, em formato de pílula. O Air terá processador idêntico ao iPhone 17, tela de 6,6 polegadas com suporte ao ProMotion, conexão USB-C e uso exclusivo de eSIM, sem espaço para chip físico.

Já o iPhone 17 básico ganha melhorias discretas, mas significativas. A tela passa para 6,3 polegadas, o mesmo tamanho do 16 Pro, e, pela primeira vez, um modelo não-Pro terá direito ao recurso ProMotion. O processador também será atualizado para a linha A19.

Em relação à inteligência artificial, a Apple adota postura diferente de concorrentes como Google e Samsung. Não haverá funções chamativas de IA generativa, mas o novo hardware dará mais fôlego a recursos invisíveis ao usuário: reconhecimento de imagens, ajustes automáticos da câmera e sugestões inteligentes no sistema. A aposta é que o desempenho turbinado satisfaça a demanda crescente por ferramentas de IA no cotidiano.

leaker Sonny Dickson divulgou hoje, segunda-feira, 8 de setembro, imagens de uma alça a tiracolo (“crossbody strap”), que poderá ser uma das novidades mais comentadas do lançamento da Apple.

As fotografias mostram um acessório em laranja vibrante, com design minimalista e funcional, característico da estética da marca. Nas extremidades da alça, destacam-se laços projetados para passar por dois novos orifícios presentes nas futuras capas “TechWoven”, também previstas para estrear junto com a nova geração de iPhones.

A proposta atende a um pedido antigo de muitos usuários: transportar o iPhone com segurança e mãos livres, dispensando o uso de bolsas ou bolsos. Caso se confirme, a solução representará mais um passo da Apple no sentido de transformar seus smartphones em objetos não apenas tecnológicos, mas também de estilo e conveniência.

O vazamento também reforça informações divulgadas em agosto pelo leaker Majin Bu, que havia mostrado supostas embalagens de capas com instruções para utilização da “Crossbody Strap”. O que então parecia apenas uma ilustração em uma caixa de cartão, ganhou materialidade com as imagens partilhadas por Dickson.

O lançamento também marca mudanças no portfólio. Como de costume, aparelhos das gerações anteriores serão descontinuados. Devem sair de linha o iPhone 15, 15 Plus, 16 Pro e 16 Pro Max, além de outros produtos como Apple Watch Series 10, Apple Watch Ultra 2 e AirPods Pro 2. A estratégia é parte de um ciclo já conhecido: retirar modelos recentes para abrir espaço aos novos, mantendo versões mais básicas à venda com descontos.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Entre a filosofia e a psicanálise

Anterior

Remo sonha com o G-4, enquanto o Paysandu afunda rumo à Série C

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários