0

Lamento informar o falecimento de Ofélia Garcia Frazão de Sousa, filha do grande historiador e escritor Paulo Rodrigues dos Santos, autor do célebre “Tupaiulândia”, sobre a história de Santarém do Pará, homenageado com a denominação da Biblioteca Municipal.

Em 1998, Ofélia e seu esposo Rui Elleres providenciaram a publicação do livro “À luz dos olhos da Boiúna”, que Paulo Rodrigues dos Santos classificou no gênero contos.

Paulo Rodrigues Santos nasceu em 1890 e faleceu em 1974, aos 84 anos. Em agosto de 1971 foi lançada a primeira edição de Tupaiulândia, em dois volumes, editada pela Imprensa Oficial do Estado e entregue aos santarenos pelo próprio governador Fernando Guilhon, em meio a um sarau no Centro Recreativo de Santarém. O segundo volume foi lançado também pelo governador Fernando Guilhon, no Teatro da Paz, em Belém, no encerramento da “Semana de Santarém”.

Em 1974, ainda no governo de Fernando Guilhon, foi autorizada a segunda edição, em único volume, impresso em Belém pela Grafisa. Paulo Rodrigues dos Santos não chegou a ver, falecera dias antes. Ambas edições se esgotaram rapidamente.

Já em 1999, o Instituto Cultural Boanerges Sena (ICBS), em parceria com a Prefeitura de Santarém, lançou a terceira edição de Tupaiulândia, ilustrada, comemorativa aos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Também esgotada.

E em 16 de novembro de 2019 de novo o ICBS, em parceria com a IOEPA, lançou a quarta edição de Tupaiulândia, durante a Festa Literária de Santarém.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Professor Édson Franco em UTI

Anterior

AnimaMis e Terruá Pará

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *