0
 

Amanhã, 12, às 11h30, a FreeZone, espaço da sociedade civil na COP30, será palco do lançamento brasileiro do Uon.Earth, um aplicativo que transforma cada doação de US$ 1,20 em 1 metro quadrado de natureza protegida. A iniciativa é promovida pela Fundação União da Natureza, que convida os visitantes a baixar o app. Durante o evento, 100 mil pessoas poderão escanear um QR code e receber gratuitamente seu primeiro metro quadrado de natureza protegido, registrando a proteção em seu nome. A programação inclui ainda dois painéis, o lançamento de uma música, a gravação de um videoclipe e a inauguração da instalação “Árvore da Vida” na FreeZone. A UON lidera uma campanha global para proteger a natureza, metro a metro, sob o lema: “Pare de falar. Comece a proteger.”

Cada doação gera um “uon” — um certificado digital único que mostra o local, a data, a área protegida e a organização responsável. Para cada uon gerado, a Fundação União da Natureza protege um novo metro quadrado de natureza. O modelo busca ampliar a escala da conservação e contribuir para as metas globais da ONU de proteger 30% do planeta até 2030 e 50% até 2050. Até o momento, o app já garantiu a proteção de 2,2 milhões de metros quadrados em 12 áreas naturais ao redor do mundo.

Às 12h30, haverá um cortejo da Orquestra Sustentável Percussão da Terra até a Bandeira da Terra, que está sendo hasteada diariamente, às 9h, na FreeZone Cultural Action (Praça da Bandeira). Com instrumentos criados a partir de materiais reaproveitados, como curimbós de palete e de cano pvc, efeitos de tampinhas metálicas e plásticas, maracás de garrafa pet e cabo de vassouras e marabaixo de garrafão de água vencidos, a Orquestra transforma resíduos em música e consciência ambiental.

No próximo dia 17, às 9h, a FreeZone recebe uma apresentação ao vivo da música inspirada na Bandeira da Terra. A programação também inclui a inauguração da instalação “Árvore da Vida”, criada pelo artista Carlito Dalceggio, reconhecido internacionalmente por unir arte e ativismo ambiental. No mesmo dia, haverá uma apresentação especial sobre a MissionEarth, projeto da Infinity, um veleiro de 36 metros que leva a Bandeira da Terra aos quatro pontos cardeais do planeta. A expedição já passou pelo Norte (Ártico, 2018) e pelo Sul (Antártica, 2022), e agora chega ao Oeste, na Amazônia, conectando simbolicamente os biomas mais vulneráveis do planeta em um ciclo de proteção.

23% da Amazônia já perdeu conectividade ecológica

Anterior

Fiepa apresenta iniciativas inovadoras e sustentáveis

Próximo

Você pode gostar

Comentários