Publicado em: 9 de outubro de 2025
Durante painel técnico que reuniu representantes do governo, setor produtivo e sociedade civil para debater avanços, desafios e oportunidades para consolidar a agenda ambiental como pilar estratégico do desenvolvimento do Pará, o empresário Alex Carvalho defendeu a regularização ambiental como estratégia. Ele lembrou que o Sistema Fiepa tem atuado ativamente em articulações institucionais, inclusive com iniciativas como a implantação de um Instituto Senai de Alimentos e Bebidas.
“Essa aproximação não representa flexibilização de princípios, e sim a prevalência do bom senso e da responsabilidade coletiva. Quando as consciências convergem, o resultado natural é o fortalecimento do nosso sonho comum: o desenvolvimento sustentável do Pará”, destacou o presidente da Federação das Indústrias do Pará, acentuando a necessidade do fortalecimento da indústria tradicional, de modo a garantir cadeias produtivas com origem justa e responsável, e a construção de uma nova indústria amazônica, baseada na biodiversidade e em inovação.
Já o presidente do Conselho de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Fiepa, Deryck Martins, ressaltou que a regularização fundiária e ambiental é determinante para garantir segurança jurídica, atrair investimentos e ampliar a competitividade.
“Eventos como este cumprem um papel relevante ao impulsionar a agenda da regularização e promover estabilidade para quem produz dentro da legalidade. A indústria regularizada e sustentável é uma forte aliada no enfrentamento ao desmatamento”, pontuou.

Comentários