Publicado em: 4 de outubro de 2025
Aberto para visitação neste sábado (4), o Museu das Amazônias, no Porto Futuro, está com duas exposições. No térreo, “Amazônia”, do consagrado fotógrafo Sebastião Salgado, inédita em toda a região Norte do Brasil, com cerca de quatrocentas fotos em preto e branco, fruto de sete anos de expedições. No mezanino, “Ajurí”, que reúne instalações de artistas regionais e de outras partes do Brasil, idealizada pelo IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão) especialmente para o mais novo equipamento museológico do Pará, que recebeu investimento de R$ 20 milhões do FNDCT, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O Museu das Amazônias é destinado a popularizar ciência, tecnologia e arte, inspirado no conceito do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro [RJ], por ser interativo, tecnológico e capaz de retratar não apenas a biodiversidade, mas também as expressões populares e os saberes da Amazônia, patrimônio da humanidade, que precisa ser compreendida em toda a sua complexidade.
O MAZ foi concebido pelo IDG, em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação. O espaço foi planejado a partir de amplo processo de escuta de indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas e comunidades urbanas da Pan-Amazônia, além de pesquisadores de diversas áreas.
O presidente Lula com a primeira-dama Janja; as ministras da Cultura, Margareth Menezes, e do Meio Ambiente, Marina Silva; os ministros da Saúde, Alexandre Padilha; da Casa Civil, Rui Costa; das Cidades, Jader Filho; e do Turismo, Celso Sabino; o governador Helder Barbalho, a vice-governadora Hana Ghassan e a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, entre outras personalidades, inauguraram na sexta-feira (3) o Museu das Amazônias.
Até a sexta-feira (10), o museu funcionará em horário especial, até as 20h. No sábado (11), o funcionamento será até as 16h, e no domingo do Círio (12), das 12h às 20h. A entrada é gratuita. Além dos dois espaços expositivos, de 950 m² e 500 m², há lojinha de souvenirs, sala multiuso e sala educativa de 77 m². Os ingressos podem ser retirados pelo site do Sympla, acesse aqui, ou na bilheteria do museu.




Comentários