Publicado em: 13 de agosto de 2025
As mulheres vítimas de violência doméstica dispõem de mais um totem de atendimento exclusivo, instalado na Usina da Paz do Icuí-Guajará, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém). O equipamento foi entregue pelo governador Helder Barbalho, vice-governadora Hana Ghassan e o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, hoje (13). Já existem totens iguais no Hospital da Mulher, na Usina da Paz da Terra Firme e na UsiPaz em Castanhal.
O Pará é pioneiro em deixar ao alcance das mulheres um equipamento voltado ao atendimento, orientação e encaminhamento para as mulheres, por meio do Canal 197, destinado especialmente ao atendimento às vítimas de violência, que buscam auxílio da segurança pública para denunciar ou solicitar medidas protetivas.
O secretário Ualame Machado explicou que através do totem a mulher pode fazer a denúncia de forma totalmente virtual, orientada pela assistente social da Segup que fica nas Usinas da Paz. Pelo telefone, é possível registrar a ocorrência e pedir medida protetiva sem precisar pisar em uma delegacia, que muitas vezes é o que desestimula a mulher, por vergonha ou medo de ir a uma unidade policial e ser revitimizada.
O totem dispõe de ferramentas de ajuda: link direto à Delegacia Virtual de Atendimento à Mulher e um chatbot, pelo qual a vítima pode entrar em contato com o atendente virtual a fim de obter esclarecimentos e atendimento. Também está disponível uma central telefônica, que permite à vítima falar diretamente com a atendente do novo canal 197, que pode direcioná-la às delegacias especializadas no atendimento a vítimas de violência, e ainda encaminhá-la para medidas protetivas e fornecer orientações sobre como proceder em situação de violência.
“Nós temos a previsão de entregar os demais totens até o final deste ano. Serão 15 equipamentos destes instalados, podendo ampliar para mais, especialmente em locais onde exista uma maior demanda”, adiantou o titular da Segup.
Os 11 novos totens estão previstos para pontos estratégicos, como outras Usinas da Paz e na Secretaria de Estado da Mulher, de modo a facilitar o acesso ao atendimento às vítimas de violência doméstica. O valor total do investimento é de R$ 2 milhões.

Comentários