0
 

No próximo dia 25 de julho, no Espaço São José Liberto, em Belém, acontecerá uma oficina de artesanato em miriti, das 10h às 18h, no auditório do espaço, com inscrições gratuitas pelo telefone ou WhatsApp: (91) 98126-8355, diretamente com o ministrante, o artesão Josias Plácido Alcântara Silva, conhecido como Mestre Pirias.

Natural de Abaetetuba, município considerado o berço do brinquedo de miriti e com longa tradição no manejo da palmeira Mauritia flexuosa, Mestre Pirias levará ao público técnicas artesanais que envolvem corte, lixamento, modelagem, colagem, pintura e customização da fibra, com foco na produção de miniaturas representativas da cultura parauara. A proposta é a criação de souvenirs sustentáveis, especialmente voltados à COP30.

“Essa oficina integra as ações de valorização do artesanato amazônico. Durante o curso, faço questão de destacar aos participantes a história e a importância cultural do miriti em Abaetetuba, nossa terra natal e berço dessa tradição. Além disso, compartilho técnicas e estratégias para que as miniaturas sejam apresentadas e comercializadas como produtos artesanais que retratam nossa cultura, com identidade e valor agregado. Participar desta oficina é resgatar saberes ancestrais e dar voz à nossa cultura na COP30”, afirma Mestre Pirias.

Destinada a artesãos, microempreendedores e interessados em design sustentável, a oficina fornecerá os materiais básicos (o miriti e ferramentas manuais simples como estilete, tesoura, cola, pincel e tintas) e orientará os participantes na criação de peças autorais com qualidade artesanal. A metodologia favorece a transmissão intergeracional de conhecimento e contribui para preservar práticas culturais ameaçadas pela industrialização e pela perda de interesse entre as novas gerações.

Fotos: Mestre Pirias

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Quarta edição do ciclo “COP30 comCiência” no Museu Goeldi

Anterior

Expo 2025, em Osaka, tem coletes inteligentes para enfrentar o calor 

Próximo

Você pode gostar

Comentários