0

A revitalização do canal da Timbó, um dos 12 canais secundários que compõem a bacia do rio Tucunduba, no bairro do Marco, em Belém, foi entregue hoje pelo prefeito Igor Normando e pelo governador Helder Barbalho. Além da retificação do canal, asfaltamento das ruas marginais, instalação de rede de abastecimento de água, esgoto e drenagem pluvial, o pacote inclui a construção de duas passarelas, uma ponte, ciclofaixa, aterramento de quintais e urbanização da área. O investimento é uma parceria do governo do Estado, da Prefeitura e do governo federal para preparar Belém para a COP30. A obra na bacia do Tucunduba também envolve os canais da Vileta, União e Leal Martins, contempla, ainda, construção de quadra poliesportiva; praça, playground e academia ao ar livre.

O impacto social da macrodrenagem do Tucunduba é imenso. A população residente às margens dos canais tem uma história muito sofrida. Há décadas essas famílias literalmente moravam em cima da lama, suas casas eram rotineiramente invadidas pelas águas, principalmente no período de chuvas intensas, ensejando doenças além dos prejuízos materiais. Com as obras prontas essas milhares de pessoas terão finalmente habitação digna e acesso a direitos básicos de cidadania como o água potável e iluminação pública, transporte coletivo, coleta de lixo, ambulância, serviços de táxi e mototáxi. 

Já está concluída a macrodrenagem da Rua dos Mundurucus e de quatro trechos do Tucunduba, e estão sendo trabalhados os canais União, Timbó, Caraparu, José Leal Martins, Lago Verde, Sapucajuba, Cipriano Santos, Gentil Bittencourt e Vileta. As intervenções atingem mais de dez quilômetros.

Adeus a Pedro Veriano

Anterior

Candidaturas para Programa Bolsa Talento estão abertas

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários