Seis alunos da Escola Estadual Honorato Filgueiras, no distrito de Mosqueiro, e o professor que coordena a equipe que identificou possível novo asteroide em um programa da Nasa receberam medalhas de Honra ao Mérito, em Brasília (DF), na sexta-feira (20), durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a premiação foi realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e condecorou os estudantes paraenses do ensino médio Miguel Baía, Victor Moisés, Júlia Barbosa, Paula Vitória, Rakel Bentes e Luís Felipe, além do professor Hélio Júnior. Eles foram acompanhados pelo professor de Química Hélio Júnior, pela diretora da Escola, Arneide Carvalho, e pelo diretor regional de ensino de Santa Bárbara do Pará, Luiz Malato.
Durante as buscas no “Caça Asteroide”, em junho deste ano, os estudantes identificaram diversas matérias existentes no espaço, e um possível novo asteroide, chamado inicialmente de “LUI0005”. O achado está em análise pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pela Nasa, para possível nomeação definitiva. O processo deve durar entre dois e cinco anos.
A identificação foi feita por meio de uma plataforma da agência espacial, que forneceu 24 pacotes de imagens captadas por um telescópio da Universidade do Havaí, ao serem analisadas no laboratório de Informática da Escola Honorato Filgueiras.
O professor Helio Jr. sintetizou o sentimento deles. “Só tenho a dizer que a escola pública, como um todo, o Projeto Caça Asteroides e os alunos paraenses são símbolos de resistência, porque a escola pública tem um poder de transformação. A escola pública tem esse viés social, e através de projetos como Caça-Asteroides, seis alunos de escola pública do Norte, de uma ilha da Região Metropolitana de Belém, chegaram até Brasília para receber homenagens e premiações. A Escola Honorato Figueiras hoje é um ícone dentro do nosso Estado, de proposições, de projetos de pesquisa e inovação, que possam mudar a vida e o patamar desses alunos”.
Para mim foi muito prazeroso ter ido a Brasília representar meu Estado, minha escola, a terra em que nasci. Estou muito agradecido a toda minha família, por ter me apoiado nessa grande jornada, e também ao professor Hélio, por ter proporcionado essa oportunidade, mas também a toda a coordenação pedagógica da Escola pelo apoio, e por fim ao governador Helder Barbalho, também pelo apoio e incentivo. Ficamos imensamente felizes em ser homenageados e premiados em Brasília'”, disse Miguel Baía.
Paula Vitória, do 1º ano do ensino médio, contou que a premiação foi muito importante, pois a equipe teve a oportunidade de trocar ideias e experiências com outros estudantes do País. “Foi e será uma experiência que jamais esqueceremos. Interagimos com outras pessoas apaixonadas pela mesma área que nós. Adquirimos ainda mais conhecimento voltado para as ciências e tecnologia. Quero agradecer ao professor Hélio, ao governador Helder Barbalho, a nossas famílias e à escola por terem nos apoiado desde sempre”, acentuou.
Comentários