0
 

O Governo do Pará cria o Fórum Técnico Paraense de Indicações Geográficas, nesta sexta-feira (23), às 14 horas, no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia, como parte da programação do 4º Festival Internacional do Cacau e Chocolate da Amazônia, que abre hoje. O compromisso será firmado pelas Secretarias de Estado de Turismo (Setur), de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), entre outras instituições. Belém já é declarada Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), selo que contribui para o fortalecimento do turismo na capital. Agora, o Estado vai trabalhar para a certificação do queijo do Marajó e da farinha de Bragança.

A Indicação Geográfica de produtos locais vai favorecer o crescimento de empresas ligadas ao setor de alimentação, como pequenos produtores, restaurantes, bares e feiras públicas, gerando novos empregos, renda e melhoria da qualidade de vida.
É um processo que envolve desde o cultivo, o produtor rural, até o prato elaborado por um chef de cozinha, evidenciando o associativismo, a excelência do preparo e a tradição.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Alepa cobra da Infraero providências para aeroporto de Belém

Anterior

Juiz declara inelegível candidato do PMDB em Igarapé Miri

Próximo

Você pode gostar

Comentários