0
 


A mãe natureza se renova: esta semana, 42 mil tartarugas da Amazônia nasceram no Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Vitória de Souzel, região do Xingu. Os ovos vinham sendo monitorados por técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Senador José Porfírio, a Leme Engenharia e a bióloga Cristiane Costa Carneiro, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Zoologia da UFPA/Museu Paraense Emílio Goeldi. O início da desova das tartarugas foi em setembro. Desde então, a equipe reforçou a fiscalização até a eclosão dos ovos. 

A equipe vem percorrendo toda a área das duas Unidades de Conservação, nas principais ilhas: Juncal, Peteruçu, Peteruçuí, Embaubal, Jenipaí, Carão, Ponta do Miricituba e no entorno das UCs. 

Uma rede de 400 metros foi apreendida pelo Batalhão de Polícia Ambiental. Havia uma tartaruga presa na armadilha, mas ela foi devolvida ao seu habitat. Na mesma ação, a equipe do BPA também encontrou uma tartaruga, já sem vida, presa a um espinhel (instrumento para pesca). 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Paciente precisa de sangue

Anterior

O convidativo mar de Salinópolis(PA)

Próximo

Você pode gostar

Comentários