0
O general, o prefeito e o ex-combatente. Foto: Oswaldo Forte
Há 70 anos, durante a II Guerra Mundial, naquela dramática manhã de 21 de fevereiro de 1945, os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, cheios de bravura, se lançaram para tomar Monte Castelo, na Itália, o que conseguiram ao final da tarde do mesmo dia. Hoje de manhã, na Praça da Bandeira, o  comandante militar do Norte, general Oswaldo Ferreira, homenageou os 585 paraenses ex-combatentes, através de três deles. Ainda estão vivos outros sete que participaram da batalha. O general (de 4 estrelas), tem um motivo especial para se emocionar nesta data: é filho de um herói da guerra – o capitão Otávio Manuel Ferreira Jr. – que, como segundo sargento, integrou o 11º Regimento de Infantaria nos campos da Itália e recebeu a Cruz de Combate, mais importante condecoração do Exército Brasileiro.
Na cerimônia, o tenente Raimundo Nonato de Castro, do alto de seus 92 anos, não conteve a emoção que as lembranças “impossíveis de serem esquecidas” trouxeram. “Foram oito meses lutando pelo nosso País, um ano longe de minha casa, da minha família, da minha mãe que ficou doente”, contou o hoje presidente da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, que tinha 21 anos de idade quando da Tomada de Monte Castelo.  

“Ao celebrar os 70 anos dessa batalha, o Exército registra o reconhecimento e gratidão da nação aos bravos guerreiros”, declarou o general Oswaldo Ferreira.
Quatro personalidades do Pará foram condecoradas com a Medalha da Ordem do Mérito Militar, entre elas o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Fala o juiz do Trabalho Jônatas Andrade

Anterior

Epaminondas na Marcha de Belém

Próximo

Você pode gostar

Comentários