0

Hoje o queridíssimo Dom José Luís Azcona Hermoso, bispo emérito da Prelazia Do Marajó, completa 60 anos de sacerdócio. É um homem santo, humilde, trabalhador, que dedica a sua vida inteira a pregar o amor fraterno, a fé em Deus, a justiça e a paz.

Dom Azcona segue à risca os ensinamentos de Cristo e dá ele mesmo o exemplo de tudo o que prega. Foi por todo o seu trabalho que o mundo tomou conhecimento dos abusos e exploração de crianças e adolescentes marajoaras, da extrema pobreza que assola o arquipélago, fruto do abandono secular que favorece o tráfico humano, de drogas e de armas e expõe a população com mais de meio milhão de almas a condições subumanas.

Amado pelo povo marajoara, pelo qual pôs em risco sua própria vida, Dom Azcona cursou doutorado mas também é detentor do título honorífico de Doutor Honoris Causa, outorgado pela Universidade Federal do Pará, assim como o prêmio internacional Jaime Brunet pela Promoção dos Direitos Humanos, concedido pela Universidade Pública de Navarra, na Espanha, entre muitas premiações regionais, nacionais e internacionais, justo reconhecimento por sua brava atuação em prol da igualdade, paz e cidadania.

Contudo, aos 83 anos e do alto de sua elevada envergadura moral, Dom Azcona está sofrendo um ataque vergonhoso, com o fim de expulsá-lo do Marajó e de sua gente, que o ama e que não hesitou em ir às ruas para defender a sua presença na Prelazia. Haverá de prevalecer o que é bom e justo!

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Proibidas garrafas de vidro nas praias do Pará

Anterior

Árvore caiu sobre carro e fiação elétrica em Belém

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *