A sessão da Asembleia Legislativa do Pará, hoje, foi inviabilizada pela ausência de dois terços dos deputados e deputadas. No horário destinado à discussão e votação de projetos, como só onze deputados estavam presentes no plenário, o presidente da Alepa,…

A Assembleia Legislativa aprovou hoje a criação da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional, oriunda do desmembramento de parte das atribuições da Sedop – Secretaria de estado de Obras Públicas. Em sua Mensagem endereçada ao presidente da Alepa,…

O seccionamento dos leitos das PA-252 (entre Acará e Moju), PA-150 (entre Goianésia do Pará e Tailândia) e PA-481 (Barcarena), em razão das fortes chuvas e da cheia de rios próximos, que romperam os bueiros, partindo o asfalto completamente nesses…

O prefeito Edmilson Rodrigues está fazendo uma mini reforma administrativa. Depois da nomeação da ex-deputada e educadora Araceli Lemos para a Secretaria Municipal de Educação, ele nomeou Inês Silveira, que chefiava o Cerimonial do Gabinete do Prefeito, para a presidência…

3º mandato é golpe

A PEC do terceiro mandato levou a primeira bordoada hoje na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal. O relator, deputado José Genoino (PT-SP), tradicional aliado de Lula e ex-presidente do PT, afirma que a PEC é “casuística” e “fulminada de inconstitucionalidade”, que “desrespeita o princípio republicano” e que “não se pode mudar as regras durante o jogo para favorecer quem está no poder. Mais: sustenta que “o referendo popular não pode ser usado para dar legitimidade ao texto e acaba sendo contaminado por fatores circunstanciais e que torna a regra permanente porque a partir do momento que se aceita uma reeleição pode surgir proposta de mais três, mais quatro. Temos que garantir a rotatividade no poder. O voto é periódico“.
Genoíno deu uma lição de obediência à Constituição. “Não foi uma questão partidária. Nem entrei nesse mérito. Meu relatório é técnico e não leva em consideração questões políticas. Fizemos um excelente trabalho para avaliar as questões pontuais do texto e afirmo com tranquilidade que a matéria é inconstitucional“, garantiu. Para o relator, seu parecer vai ser aprovado com folga pela CCJ, cuja função é analisar os aspectos constitucional, legal e de técnica legislativa. O voto do relator só vai ser discutido na semana que vem pela CCJ.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *