Evellyn Vitória Souza Freitas nasceu no chão do banheiro do Hospital Municipal de Portel, município do arquipélago do Marajó (PA), no dia 28 de julho de 2021, por volta das 8h da manhã, prematura de 28 semanas e dois dias, pesando 1Kg e 39…

Vanete Oliveira, a jovem marajoara de 28 anos e mãe de cinco filhos que sofre há catorze anos com um tumor enorme em um dos olhos, que lhe cobre quase a metade da face, já está internada no Hospital Ophir…

Equipes da Divisão de Homicídios e da Delegacia de Repressão de Furtos e Roubos estavam monitorando há um mês o grupo criminoso que planejava roubar em torno de R$ 1 milhão no caixa eletrônico do Banpará localizado dentro do Hospital…

Vanete Oliveira, 28 anos, mãe de cinco filhos, vive em Portel, município do arquipélago do Marajó(PA). Ela sofre há catorze anos dores atrozes além do desconforto, trauma e todo tipo de dor física e psicológica, por conta de um tumor…

106 anos de Guimarães Rosa

Há 106 anos, no dia 27 de junho de 1908, nasceu João Guimarães Rosa, o grande contista, novelista, romancista e diplomata brasileiro, o terceiro ocupante da Cadeira nº 2 da Academia Brasileira de Letras. 

Em 1952, Guimarães Rosa fez uma longa excursão ao Mato Grosso, quando escreveu o conto “Com o vaqueiro Mariano”, que integra o livro póstumo “Estas estórias” (1969), sob o título “Entremeio: Com o vaqueiro Mariano”. Os cenários, personagens e histórias de lá ele recriou com maestria em “Grande Sertão: Veredas”, seu único romance e um dos mais importantes textos da literatura brasileira, publicado em 1956, já traduzido para muitas línguas. 

Numa narrativa onde a experiência de vida e a escrita se fundem numa obra fascinante, sua leitura ainda desafia os leitores. Guimarães Rosa partiu do regional para uma interpretação mítica da realidade, através de símbolos universais, revolucionando forma e estilo. Experimentando e recriando a linguagem, usou de todos os recursos, desde a inovação de vocábulos por vários processos até arcaísmos e palavras populares, explorando com genialidade invenções semânticas e sintáticas. Sem dúvida, sua obra deve sempre ser revisitada.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *