O Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr. inaugurou nesta quinta-feira, 16, o Núcleo Eleitoral do Ministério Público do Estado do Pará, que vai funcionar na sede das Promotorias de Justiça de Icoaraci, distrito de Belém. O coordenador será o promotor…

A desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães, que se destaca pelo belo trabalho que desenvolve à frente da Comissão de Ações Judiciais em Direitos Humanos e Repercussão Social do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, e que já coordenou…

Brega no Pará é coisa séria. Tem Brega Pop, Brega Calypso, Brega Marcante, Brega Saudade, Tecnobrega, Melody, Tecnomelody … Verdadeiro hino (música oficial dos 400 anos de Belém), não há quem desconheça o clássico Ao Por do Sol, eternizado na…

Uma reunião no Ministério Público do Estado do Pará colocou em pauta a situação caótica da Unidade de Conservação Estadual Área de Proteção Ambiental da Ilha do Combu, onde proliferam construções e empreendimentos comerciais irregulares, transporte fluvial desordenado, festas e…

Utilidade pública

Em entrevista coletiva hoje, a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde da Sespa, Ana Helfer, informou que pessoas com sintomas de Influenza A (H1N1) devem se dirigir primeiro a ambulatórios, públicos ou privados, e não para o Barros Barreto ou Instituto Evandro Chagas. Garantiu que toda a rede pública – e também a privada – já foi informada sobre protocolo, fluxo de atendimento, identificação, notificação de casos suspeitos e tratamento adequado. Mas disse que, “quanto a aplicabilidade destas orientações na rede privada, cabe a rede privada“(!).
Os sintomas da gripe A são febre, dor de garganta, dores articulares e musculares e falta de ar. O oseltamivir ou tamiflu, segundo o protocolo do Ministério da Saúde, deve ser utilizado, no máximo, até 48 horas a partir do início dos sintomas e para quem apresenta quadro grave. O uso indiscriminado é perigoso e pode levar à resistência viral, vindo a causar até mesmo novo subtipo do vírus.
O Ministério da Saúde acaba de enviar mais de cinco mil unidades do remédio para Sesma, Barros Barreto, as 13 regionais de saúde e os hospitais regionais.
A orientação para grávidas é que elas não devem ficar no atendimento direto ao público no local de trabalho.
A Sespa diz que foram notificados 215 casos, 90 confirmados; 51 suspeitos aguardando resultado de laboratório; 82 descartados negativos; 12 casos de positivos para Influenza Sazonal; e apenas um óbito confirmado por Influenza A H1N1.
Como medida de prevenção, sempre que tossir ou espirrar proteja o nariz e a boca com lenço de papel. Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Ao sentir sintomas, procure atendimento médico.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *