0
 
O XXV Festival de Música Brasileira, promovido pela Fundação Carlos Gomes, homenageia este ano o compositor parauara Octavio Meneleu Campos.
Coordenado pela professora Dóris Azevedo, o evento começa amanhã de manhã, com o II Encontro de Corais Infantis, na área externa do Instituto Estadual Carlos Gomes. Haverá palestras, exposição de trabalhos de alunos do Bacharelado em Música (UEPA/FCG) e recitais (veja a programação aqui).
Todas as partituras usadas durante o recital foram cedidas pelo Acervo Musical da Coleção Vicente Salles, do Museu da UFPA.
Compositor e regente brasileiro nascido em Belém (PA), Meneleu Campos se interessou pelo violino após contato com o violinista baiano Adelino Francisco do Nascimento. Iniciou seus estudos com a mãe, a pianista Adelaide da Costa Campos e, após ter suas primeiras composições publicadas (1888), abandonou a Faculdade de Direito (1891), em Recife, viajando para Milão, onde frequentou o Real Conservatório de Música. Lá, estudou piano, violino, contraponto, canto gregoriano, harmonia, composição e regência com Vincenzo Ferroni. Retornou para Belém (1900) para assumir a direção do Instituto Carlos Gomes, e estreou como regente no Theatro da Paz. Sua atuação foi intensa: reforma curricular, promoção de concertos e organização de uma orquestra, um quarteto e um coral.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Meia passagem intermunicipal

Anterior

Cães & gatos

Próximo

Você pode gostar

Comentários