A Assembleia Legislativa aprovou hoje a criação da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional, oriunda do desmembramento de parte das atribuições da Sedop – Secretaria de estado de Obras Públicas. Em sua Mensagem endereçada ao presidente da Alepa,…

O seccionamento dos leitos das PA-252 (entre Acará e Moju), PA-150 (entre Goianésia do Pará e Tailândia) e PA-481 (Barcarena), em razão das fortes chuvas e da cheia de rios próximos, que romperam os bueiros, partindo o asfalto completamente nesses…

O prefeito Edmilson Rodrigues está fazendo uma mini reforma administrativa. Depois da nomeação da ex-deputada e educadora Araceli Lemos para a Secretaria Municipal de Educação, ele nomeou Inês Silveira, que chefiava o Cerimonial do Gabinete do Prefeito, para a presidência…

Pesquisa de intenções de votos para prefeito de Terra Santa(PA), feita pela Destak, aponta que Siqueira Fonseca lidera com 38% das intenções de voto, seguido por Jaciara com 33%, na estimulada. Na espontânea, ele também está na frente, com 19%.…

Traduzindo o paraensês

Tamuatá é um peixe feiosinho mas que fica uma delícia feito ao tucupi; no leite de coco; com cuscuz de farinha ovinha; com purê de banana-da-terra e mandioca; recheado com as próprias ovas (aí embaixo). Confiram na seção de gastronomia do Uruá-Tapera.


O cupuaçu é uma fruta exagerada: grande, pesada, volumosa, perfumadíssima… tipicamente amazônica, é da família do cacau. A casca é dura, lisa, lenhosa, acastanhada. A polpa é branca, abundante em volta das sementes, ácida. Tem sabor maravilhoso em sucos, cremes, sorvete, bombons, geléias, tortas, e até como chocolate, o “cupulate”.


O Pirarucu é o peixe mais lindo da Amazônia, enorme (chega a 3 metros de comprimento e 250 quilos) e praticamente desprovido de espinhas. Com ele se preparam saborosos pratos regionais. De suas escamas são confeccionadas peças de artesanato; da pele, sapatos, bolsas e vestuário. A língua, óssea e áspera, é utilizada para ralar o guaraná em bastão.

 O Ver-O Peso é a maior feira livre da América Latina. É lá que Belém acorda há mais de três séculos, com a chegada dos barcos, cedinho, trazendo peixes, frutas, verduras, legumes, ervas milagrosas, artesanato. Mandingas, encantarias e remédios para todos os males são atração à parte. No entorno, os deslumbrantes Mercado Municipal de Carne – feito por Francisco Bolonha -, o Mercado de Ferro – com sua estrutura forjada em Londres e Nova York, que veio desmontada em navio inglês, no apogeu econômico do ciclo da borracha no Pará -, o Solar da Beira, construção em estilo neoclássico, a Praça do Pescador, a Praça do Relógio e a Praça dos Velames.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *