0
Está está na pauta de votação de amanhã, às 19 h, no plenário da Câmara dos Deputados, o veto total da presidente Dilma Rousseff ao projeto que possibilita a criação de aproximadamente 400 novos municípios (PLP 416/08). Na Mensagem ao Congresso, Dilma disse que o texto contraria o interesse público, já que as novas unidades poderão gerar despesas sem criar novas receitas. 

Uma comissão especial da Câmara vai analisar quatro propostas de emenda à Constituição que tramitam em conjunto e já foram aceitas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (PEC 165/99).
Entre as mudanças sugeridas, está o fim da exigência de lei estadual para emancipação de localidades que tenham mais de 10 mil habitantes e estejam a mais de 70 Km da sede do município. Fica mantida a exigência de consulta prévia, via plebiscito, às populações diretamente interessadas na criação do novo município. Mas definir “população interessada” é outra agonia. Uma proposta sugere que população interessada é aquela formada pelos eleitores da área a ser emancipada. Já outro projeto exige que a consulta seja feita a toda a população do município envolvido. 

Leiam aqui a íntegra dos projetos:
PEC-165/1999 e PLP-416/2008.

Os tarados por municípios já estão indóceis. Ainda mais que é ano eleitoral.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Ranking dos que maltratam o consumidor

Anterior

La Traviata no Theatro da Paz

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *