A Assembleia Legislativa aprovou hoje a criação da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional, oriunda do desmembramento de parte das atribuições da Sedop – Secretaria de estado de Obras Públicas. Em sua Mensagem endereçada ao presidente da Alepa,…

O seccionamento dos leitos das PA-252 (entre Acará e Moju), PA-150 (entre Goianésia do Pará e Tailândia) e PA-481 (Barcarena), em razão das fortes chuvas e da cheia de rios próximos, que romperam os bueiros, partindo o asfalto completamente nesses…

O prefeito Edmilson Rodrigues está fazendo uma mini reforma administrativa. Depois da nomeação da ex-deputada e educadora Araceli Lemos para a Secretaria Municipal de Educação, ele nomeou Inês Silveira, que chefiava o Cerimonial do Gabinete do Prefeito, para a presidência…

Pesquisa de intenções de votos para prefeito de Terra Santa(PA), feita pela Destak, aponta que Siqueira Fonseca lidera com 38% das intenções de voto, seguido por Jaciara com 33%, na estimulada. Na espontânea, ele também está na frente, com 19%.…

Saúde é direito humano e do cidadão

Em Abaetetuba, só quem está à beira da morte consegue atendimento médico-hospitalar, e isto só porque querem evitar escândalo. Na segunda-feira desta semana, chegou ao meu conhecimento o caso de um bebê de 1 ano e 8 meses – tem crises convulsivas desde que nasceu, precisando de tomografia do crânio e eletroencefalograma, porque só com o mapeamento cerebral pode ter diagnóstico correto – cuja mãe já andou de seca a meca em Abaeté e no hospital Santa Rosa dizem que só em agosto será possível marcar os exames. Com a ajuda do deputado Luis Cunha, consegui que o pequeno João Vítor fizesse a tomografia hoje, cedinho, no Hospital Ofir Loyola. Fui lá antes da 7 da matina, para conferir o atendimento à criança. Devo dizer que os técnicos e funcionários deram-lhe ótimo tratamento.
Porém, não dá para esquecer as centenas de rostos aflitos que vi, na porta e no interior do HOL, muitos ouvindo que teriam que voltar porque não poderiam ser atendidos. E a maioria absoluta vem de muito longe, com fome, e com o organismo devastado pela doença. Quantos pequeninos têm a vida ceifada precoce e injustamente por falta de atendimento? Quantos idosos e adultos sofrem dores lancinantes porque lhes é negada a medicação de que necessitam?
É preciso que o Estado faça com que os hospitais regionais funcionem com capacidade plena, que celebrem convênios com os particulares para que atendam a população carente – e que fiscalizem com rigor para acabar com a máfia das AIH que enriquecem os inescrupulosos à custa das pessoas pobres e doentes.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *