0


O engenheiro e escritor obidense Ademar Ayres do Amaral , membro fundador da Academia Artística e Literária de Óbidos e colaborador do Uruá-Tapera, enviou ao blog o registro datado de 1940, quando Getúlio Vargas visitou o projeto da Ford, em Belterra. Na foto, o presidente da República deixa numa canoa a praia de Pindobal, rumo ao hidroavião que o levaria para Manaus, com escala em Parintins, onde ele foi recebido por Kotaro Tuji, conheceu a Vila Amazônia e o grandioso projeto de juta dos japoneses. 

Ademar Amaral é bom de ficção e de pesquisa histórica, como provam seus livros “A encomenda e o deputado”, “Catalinas e Casarões” e “Sementes do Sol”. Sabem do que mais? Diz que que só três obidenses estão no acervo da Biblioteca Rodolfo Garcia, da Academia Brasileira de Letras: Inglês de Souza, José Veríssimo e… Ademar Amaral, que quando soube disso ficou feliz que nem obidense comendo jaraqui assado na brasa. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

A natureza em Canaã dos Carajás

Anterior

Obra discute a privatização de presídios

Próximo

Você pode gostar

Comentários