0

Tive conhecimento do encontro realizado ontem, em Brasília, entre o presidente do PMDB do Pará, deputado Jader Barbalho, com lideranças nacionais do PT, ministro Alexandre Padilha, José Eduardo Dutra e João Batista Silva, presidentes nacional e estadual do partido. No meu entendimento, a relação PMDB/PT no Pará vai além da discussão por cargos, palanques ou qualquer outro item que geralmente pontifica em ano eleitoral. O que está em xeque são as relações institucionais entre meu partido e o governo, abaladas em função de acontecimentos que são públicos e principalmente do que não aconteceu após a vitória do atual governo, que só foi possível com a contribuição determinante do PMDB. Só para ficar em um exemplo que posso ver da minha janela: fui o prefeito que apoiou a candidata Ana Julia logo na primeira hora, além de ter sido coordenador da campanha de reeleição de Lula, junto com a prefeita de Santarém, Maria do Carmo. De minha parte esperava muito mais para Ananindeua nesses mais de três anos de governo Ana Julia. O fato deste governo ter tratado melhor Ananindeua do que o governo anterior não me impede de dizer que as ações realizadas são insuficientes para resgatar os compromissos firmados no palanque em 2006. Reafirmo, entretanto, que essa querela não é de natureza pessoal, mas política e administrativa. Não se trata de quem está ocupando cargos ou os desocupando neste momento, mas de se manter e cumprir compromissos firmados, assegurando princípios que devem existir entre instituições que merecem ser respeitadas, seja por sua história passada ou presente. Olhar para o futuro é importante, mas jamais se pode deixar de mirar o que ficou para trás, para que sirva de base para o que está por vir.

(Helder Barbalho, prefeito de Ananindeua e presidente da Federação das Associações dos Municípios do Pará, estreando hoje na blogosfera).

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Autodissolução demo

Anterior

Sonho$ da loteria

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *