Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

Pobreza e abandono

Os habitantes do arquipélago do Marajó sofrem muito. Os índices de malária registrados no município de Anajás são gravíssimos. No dizer da representante da CNBB Norte, Irmã Henriqueta Cavalcante: “Essa população é marcada por muitas dores. A dor da pobreza, dor do abandono”.

Desde 2006 existe o Plano de Desenvolvimento do Marajó, com o objetivo de solucionar os problemas sociais do arquipélago. O Ministério Público Federal vem acompanhando o plano, mas reclama que desde junho de 2010 o governo federal não tem dado a devida atenção ao projeto. Nos municípios de Bagre e Afuá, não há sistema de saneamento básico e o acesso á água potável é praticamente inexistente.
O Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Alan Rogério Mansur, destaca entre as ações que devem ser priorizadas no Marajó a erradicação da malária, o combate à exploração sexual infantil, acesso à saúde, educação, saneamento, segurança e à documentação pessoal, além de recursos para a regularização fundiária, com a participação efetiva dos conselhos municipais e o acompanhamento da sociedade.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *