O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade anunciou que vai reabrir no próximo dia 31 a Floresta Estadual de Trombetas, na Base do Jaramacaru, para a coleta da safra da castanha-do-Pará. Alega que discutiu a medida com a Secretaria…

Apesar de ser distrito insular de Belém, Caratateua - nome de origem Tupi Guarani que significa “Terra das Grandes Batatas” ou “Lugar das Muitas Batatas” (ali havia plantações de batata-doce em grande quantidade), com cerca de 80 mil habitantes distribuídos…

Primeira mulher a presidir – e ser reeleita com votação consagradora - a Tuna Luso-Brasileira, clube com 119 anos de existência, Graciete Maués, 72 anos, professora de Educação Física aposentada, assume interinamente a presidência da Federação Paraense de Futebol na…

A fiação elétrica emaranhada aos galhos de árvores na frente da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, entre as ruas Padre Prudêncio e Aristides Lobo, no bairro da Campina, em Belém do Pará, é o retrato da…

MPF, governo & pecuaristas

Em ofício entregue aos procuradores da República Alan Rogério Mansur Silva e Daniel César Azeredo Avelino, a governadora Ana Júlia Carepa relatou os avanços na pecuária paraense e pediu mais prazo para a cláusula do Termo de Ajustamento de Conduta que prevê licenciamento ambiental para as propriedades rurais. O MPF vai analisar o pedido.

O Cadastro Ambiental Rural já chegou a 24 mil 663 propriedades e o governo trabalha para incluir mais pequenos produtores rurais no CAR, controlado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Com isso, o pecuarista fica liberado para vender gado aos 70 frigoríficos, curtumes e marchantes que também assinaram acordo com o MPF.

Outra mudança significativa é a Guia de Trânsito Animal, que passará a ser eletrônica. Mais de 95 mil fazendas de pecuária já foram georreferenciadas e entraram no cadastro da nova GTA, que deve ser implantada mais rápido.

O trabalho conjunto de eliminar produtores ilegais e modernizar a cadeia da pecuária teve reflexo na economia. Segundo o governo, houve aumento de 552% na exportação de produtos agropecuários pelo Pará nos últimos 3 anos, passando de US$ 92,5 milhões em 2006 para US$ 511 milhões no ano passado.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *