Publicado em: 28 de dezembro de 2010
UFPA e Governo do Estado inauguram hoje a infraestrutura urbana do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, primeira fase do complexo, que inclui pavimentação e calçamento das vias, sistemas de esgotamento sanitário e iluminação pública, além do pórtico de entrada, instalação de cabos de telefonia, de fibras ópticas e do reservatório de água.
O PCT – Guamá tem 72 hectares, dos quais 25 ha. de área a ser construída. Na segunda fase, será erguido o complexo administrativo, abrangendo Condomínio Empresarial, Incubadora de Empresas e o prédio que vai abrigar a Fundação de Ciência e Tecnologia do Guamá. As obras têm recursos do BNDES e devem ficar prontas em julho de 2011.
Empresas e laboratórios poderão se “hospedar” no Parque, em 50 lotes e 72 salas, por meio de editais. Nos lotes, os interessados terão que fazer sua infraestrutura de forma independente (é o caso do CeaAmazon, construído em parceria com a Eletrobrás; e do Laboratório de Alta Tensão, em parceria com a Finep). As salas do Condomínio Empresarial serão entregues já com a infra para empresas de menor porte. Além dos serviços básicos de telecomunicações, transportes, água e luz, o Parque fornecerá assessoria, orientação, consultoria e outros tipos de apoio.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais já está instalado no Parque. Há parceria já firmada com a Embrapa e parceria sinalizada para sediar o Instituto Tecnológico Vale. Além disso, estão funcionando lá os laboratórios do CeaAmazon, Centro de Eficiência Energética da Amazônia.
A expectativa é alavancar pesquisas e tornar o Pará competitivo em termos de ciência, tecnologia e inovação não apenas no cenário local, como no nacional e até internacional.









Comentários