0
 

Membros da extensa comunidade parauara radicada em Portugal realizaram no último domingo, 12 de outubro, em Lisboa, o primeiro Círio de Nazaré com procissão em Portugal. Em outras cidades, como no Porto e em Braga, por exemplo, a missa em alusão ao Círio já é tradicional. O evento, que reuniu centenas de fiéis para celebrar a cultura e a devoção à Rainha da Amazônia, aconteceu na Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, na Apelação, com missa presidida às 11h30, seguida da procissão pelas ruas do Largo 25 de Abril.

Durante a missa, orações, cantos e símbolos tradicionais recriaram a atmosfera do Círio de Belém, emocionando a comunidade parauara e os portugueses presentes. Fiéis acenderam velas, fizeram promessas e agradeceram graças alcançadas. A imagem da padroeira foi conduzida em cortejo, envolta por uma corda e acompanhada por cânticos e manifestações de fé e saudade. Nas ruas, moradores e transeuntes acenavam com curiosidade e respeito por aquela procissão de pessoas com camisas que intercalavam símbolos da quadra nazarena, fauna, flora e cultura amazônida e a bandeira do Pará.

O evento contou ainda com um momento festivo após a celebração religiosa, com venda comidas típicas, organizado pelo restaurante Top Brasil Grill. A procura foi tão grande que a repórter que vos escreve acabou ficando sem a sonhada maniçoba.

A celebração foi uma oportunidade de reviver as lembranças do Círio de Nazaré , especialmente para quem está longe do Pará há muitos anos. Os portugueses podem ter inventado a palavra saudade, mas duvido alguém vivê-la mais intensamente em seu coração do que um parauara longe de Belém em outubro.

Imagens: Gabriella Florenzano

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

E eu que não conheci os homens…

Anterior

MPF fará reunião para discutir atrasos salariais de profissionais da saúde em Belém

Próximo

Você pode gostar

Comentários