0
O CNPq financiará atividades de cooperação internacional com nove países, por meio do Edital 15/2009, lançado esta semana, com recursos de R$ 2,4 milhões, e para cada projeto o valor máximo de R$ 60 mil. As propostas devem ser vinculadas a instituições da Bélgica, Colômbia, Cuba, Eslovênia, EUA, França Itália, México e Uruguai. Os projetos deverão se enquadrar em temas como Ciências Aplicadas; Ciências Biomédicas; Nanotecnologia; Biotecnologia, Energia Nuclear e Espacial; Agroindústria e Transferência de Tecnologia Agrícola; Desenvolvimento Sustentável na Amazônia; Rádio-Fármacos; Mineração com ênfase na recuperação de solos degradados; Engenharias; Robótica; Base de Dados; Biotecnologia; Telecomunicações; Competitividade Agroindustrial e Pesqueira; Produção e Sanidade Vegetal e Animal, dentre outras.
Poderão apresentar propostas pesquisadores e especialistas que tenham vínculo com instituições de ensino superior, centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento públicos e privados sem fins lucrativos. O proponente deve ser, obrigatoriamente, coordenador do projeto, ter título de doutor e experiência em projetos de cooperação internacional ou qualificação preferencialmente equivalente à de pesquisador “categoria I” do CNPq, currículo e demais participantes na Plataforma Lattes, e produção científica e tecnológica relevante, nos últimos cinco anos, na área específica do projeto de pesquisa. As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet até o dia 17 de setembro. O resultado será divulgado em março de 2010. Informações sobre o edital aqui.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Bom senso prevalece

Anterior

Criança desaparecida

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *