0

Marabá prepara grande festa popular para a entrega oficial da licença prévia ambiental da Siderúrgica Aços Laminados Pará, amanhã. Caravanas dos municípios de São João do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, Jacundá, Bom Jesus do Tocantins, Nova Ipixuna e Itupiranga já estão se deslocando para lá. Orçado em US$ 3,7 bilhões, o empreendimento promete gerar cerca de 18 mil empregos diretos e indiretos, além de centenas de novos negócios nas áreas da indústria, serviços, turismo, comércio e agropecuária.

O diretor-presidente da Alpa, José Carlos Soares, diretor da Vale que presidiu a Mineração Rio do Norte durante vinte anos, garante que a nova siderúrgica vai possibilitar a verticalização da cadeia de aço no Pará. As obras de terraplenagem no terreno começam a partir de junho deste ano. A previsão é de que a Alpa entre em operação em 2013 e produza 2, 5 milhões de toneladas de aço na primeira fase.

O Distrito Industrial da cidade está sendo revitalizado e ampliado. No local já funciona desde 2008 a Sinobrás, que produz 300 mil toneladas de aço em vergalhões, após investimentos de US$ 350 milhões e geração de 900 empregos.

Para Marabá também estão previstos a construção de porto público, duplicação da ponte sobre o rio Itacaiúnas, revitalização do bairro Cabelo Seco, ampliação do sistema de abastecimento de água e outros investimentos, num total de meio bilhão de reais de recursos do tesouro estadual e de parcerias com prefeituras e governo federal.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Quinhão do Pará

Anterior

Prospecção amazônica

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *