0
Os acidentes são a maior causa de mortalidade entre crianças e adolescentes com idade de zero a 14 anos. Afogamentos, quedas, acidentes de trânsito, queimaduras, entre outros, representam 79% dos casos em todo o País. Dados da OMS afirmam que, no mundo, mais de um milhão nessa faixa etária morrem por essas causas.

No Pará, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência já realizou, nos primeiros seis meses deste ano, 1.738 atendimentos de urgência e emergência a crianças de zero a 12 anos. Os acidentes domésticos, que somam 589 dos atendimentos na unidade, são os que mais preocupam a equipe médica. Quedas equivalem a 56% dos casos, na maioria das vezes dentro de casa, na rua ou na escola. Crianças de até cinco anos merecem atenção especial: deixar fios da TV e do computador espalhados pelo chão e cadeiras próximas às janelas é um perigo.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Infernal

Anterior

Civismo

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *