0
 
O pequeno Matheus Correa, de 5 aninhos, sofre de leucemia e precisa urgentemente fazer transplante de medula óssea. Qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos e com boa saúde pode doar. É só ir ao Hemopa, preencher um formulário com dados pessoais e coletar amostra de sangue com 5ml para testes que determinarão se as características genéticas são compatíveis entre o doador e o paciente.
Em caso de compatibilidade, são feitos exames complementares. O problema é que a chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil. Por isso, é preciso que muita gente se disponha a ajudar.
Para o doador, será apenas um incômodo passageiro: a medula é retirada do interior de ossos da bacia por meio de punções, e se recompõe em apenas 15 dias.
Para Matheus, será a diferença entre a vida e a morte.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Espaço de candidato

Anterior

STF deixa Ficha Limpa para depois

Próximo

Você pode gostar

Comentários