0

A cheia deste ano já causou danos humanos, materiais e ambientais, com prejuízos econômicos e sociais, em 11 municípios.

Eldorado do Carajás tem 636 famílias atingidas; Em Marabá, o nível do rio chegou a ultrapassar os 11 metros, afligindo 589 famílias; Parauapebas tem 210 famílias desabrigadas e desalojados; e Tucuruí, 88 famílias. Em Belém 300 famílias foram atingidas pelos alagamentos. Em Itaituba, o nível do rio chegou a 8,30 m, desabrigando 10 famílias. 300 famílias em Medicilândia, 128 em Novo Progresso e 400 em Peixe-Boi foram vítimas de enxurradas.

Três municípios estão em situação de emergência: Augusto Corrêa, por erosão fluvial; Itaituba, por contaminação alimentar; e Pau D’Arco, por enxurrada. Outros nove se encontram em estado de alerta.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Montanha vem a Maomé

Anterior

Leilão da UHE-Belo Monte

Próximo

Você pode gostar

Comentários