Embora o Quartel Tiradentes esteja localizado no coração do bairro do Reduto, sediando o 2º BPM e duas Companhias da Polícia Militar do Pará, os meliantes parecem desafiar abertamente os policiais. Os assaltos no bairro continuam muito frequentes, principalmente no…

Douglas da Costa Rodrigues Junior, estudante de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará e bolsista do Museu Paraense Emílio Goeldi, ganhou a 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica na área de Ciências Humanas…

O Ministério Público do Trabalho PA-AP abrirá na segunda-feira inscrições para Estágio de Nível Superior. A seleção será destinada ao preenchimento de vagas e formação do quadro de reserva de estagiários dos cursos de Administração/Gestão Pública, Biblioteconomia, Direito, Jornalismo, Publicidade/Propaganda…

Hoje, dia 23 de julho de 2021 às 19h, o Instituto Histórico e Geográfico do Pará realizada a nona “Live em Memória” da programação alusiva aos 121 anos do Silogeu, desta vez em homenagem ao centenário de nascimento do Almirante…

Construindo e Reconstruindo o Texto

FOTO: RAI PONTES/SEDUC
As escolas estaduais do Pará fizeram bonito na redação do Enem. Uma história de sucesso que merece ser contada é a do projeto “Construindo e Reconstruindo o Texto”, desenvolvido desde 2016 na “Albanízia de Oliveira de Lima”, em Belém, pela professora Ione Franco. Ela notou que os estudantes construíam textos sem argumentação e o cuidado necessário. Trabalhando referenciais e argumentação do ponto de vista filosófico, histórico e sociológico, além da linguagem, deu aos alunos uma visão de mundo, estimulando reflexão não restrita a construção de textos e útil para o dia a dia deles.  Daí que Gabriel Braga, de 17 anos, alcançou 920 pontos na prova de Redação do Enem. Marcelly Miranda, 900 pontos; Fernanda Silva, 880; Thayanne Correa, 860; Ana Carolina Viana, 840 pontos; Luane Aragão e Matheus Novaes, 820 pontos. Vale registrar o importante trabalho de leitura feito pelo escritor Ronaldo Franco, que é marido da professora Ione, medalhado na escola Albanízia como “Amigo da Escola”, e que presta serviços culturais na capital e em todo o interior, inclusive através do projeto Biizzu, da Secretaria de Comunicação do Governo do Pará.

Já os alunos da Escola Mário Brasil, em Garrafão do Norte, em julho, participaram do cursinho Pró-Enem promovido pela escola e que envolveu as famílias, de domingo a domingo, em pleno período das férias escolares.
E o resultado foi que Juaney Romão da Silva alcançou 900 pontos; Izadora Gomes Chaves conseguiu 820; Antônia Nádia Monteiro (740 pontos) e Oscar Almeida Aguiar (720 pontos).

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *