0
A situação do prefeito de Castanhal, Paulo Titan(PMDB), é uma incógnita. Com a lei da reforma política sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União de anteontem (leiam a íntegra aqui), o último dia do prazo para trocar de partido, se quiser se recandidatar, agora é de seis meses antes do pleito. Pelo PMDB Titan já sabe que não terá legenda. Desde que caiu em desgraça com o senador Jader Barbalho, no final da campanha eleitoral do ano passado (o cacique peemedebista o culpa pela derrota do filho, Helder), a histórica relação entre eles azedou de vez. A ponto de, nas rodas políticas, ser comentado que, há cerca de três semanas, Titan e Jader se encontraram no aeroporto e Jader, além de recusar o cumprimento, ainda disse que não apertava a mão de … bem, vocês sabem qual o palavrão usado. 


O deputado federal Hélio Leite(DEM) já se lançou na corrida pela prefeitura de Castanhal. O deputado estadual Mílton Campos(PSDB), que é unha-e-cutícula com Titan, de quem foi vice-prefeito, também almeja a candidatura. E sustenta que dela só abre mão se o governador Simão Jatene pedir.


Na Assembleia Legislativa, 2016 já começou. Mas, ainda que discursos ferozes pontifiquem na tribuna, o relacionamento entre os deputados se mantém amigável. O presidente da Casa, deputado Márcio Miranda(DEM), dá sempre um jeito de conciliar as divergências. Frequentemente,  por exemplo, ao precisar sair da presidência da sessão, transmite a direção dos trabalhos ao deputado Mílton Campos(PSDB), que é seu adversário político em Castanhal, um dos mais importantes colégios eleitorais do Pará.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Gabriella Florenzano canta no Círio

Anterior

Obras de arte em loja

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *