Trabalhadores da Companhia Docas do Pará estão em pé de guerra com a direção da estatal federal. Desde julho estão padecendo com contracheques zerados, aumento de jornada, remuneração encurtada, custo de vida encarecido e compromissos não honrados. Tudo isso graças…

A juíza Sara Augusta Pereira de Oliveira Medeiros, titular da 3ª Vara Cível, Infância e Juventude, Órfãos, Interditos e Ausentes de Castanhal (PA) exarou uma sentença emblemática, em plena Semana da Pessoa com Deficiência: obrigou a Escola Professor Antônio Leite…

Observando que é irracional o deslocamento de grande quantidade de pacientes em busca de tratamento, o Ministério Público do Pará ajuizou Ação Civil Pública contra o Estado do Pará e o Município de Marabá, para a criação de Unidade de…

O governador Helder Barbalho sanciona hoje à noite, em cerimônia no auditório do Centur, o 'Vale Gás' e o 'Água Pará', destinados a famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social. Ambos serão gerenciados e fiscalizados pela Secretaria…

BRT rodofluvial em Belém

prefeito Zenaldo Coutinho fez muito bem ao liberar logo as pistas do BRT ao trânsito dos ônibus, ainda que não sejam os planejados para o projeto. Pelo menos já vai ajudando a desafogar o trânsito na entrada e saída de Belém, enquanto a obra não fica pronta.

A expansão do BRT prevê corredores com canaleta exclusiva para circulação central nos corredores e faixas exclusivas na área central, com ultrapassagem nas estações de integração; terminais para transferência entre linhas troncais e alimentadoras; estações de integração com embarque e desembarque em nível e pagamento antecipado da tarifa, além de ônibus articulados nas linhas troncais, com prioridade. O BRT Centenário deverá interligar o Distrito de Icoaraci via Av. Augusto Montenegro, em conexão com a Av. Júlio César, com retorno na área do aeroporto de Val-de- Cães. Em seguida interligará com a Av. Centenário e a Av. Pedro Álvares Cabral até o centro da cidade, via Doca de Souza Franco, no bairro do Reduto. 

Mas o melhor é que até que enfim vão aproveitar o rio que temos à nossa disposição. Está prevista a construção de dez portinhos, no Ver-o-Peso, Porto da Palha, Praça Princesa Isabel e UFPA, além das ilhas de Mosqueiro, Cotijuba, Outeiro e Icoaraci, Combu e Ilha Grande, com interligação rodofluvial, e que vão se integrar à malha viária do BRT. 

Sei que vai demorar ainda para ser concluído o projeto, mas já estou aqui sonhando em, num sistema ro-ro caboclo, por o carro numa balsa ou ferry-boat no Ver-O-Peso e ir tomar água de coco e ver o artesanato em Icoaraci, por exemplo, aproveitando a bela paisagem ao invés do estresse de dirigir. 

Novas audiências públicas estão agendadas para 11 e 18 de fevereiro em Belém e Icoaraci, vale a pena ir saber mais sobre o projeto e apresentar sugestões ao prefeito. Precisamos exigir um mínimo de qualidade de vida. E a hora é agora.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *