Publicado em: 1 de fevereiro de 2014
O prefeito Zenaldo Coutinho fez muito bem ao liberar logo as pistas do BRT ao trânsito dos ônibus, ainda que não sejam os planejados para o projeto. Pelo menos já vai ajudando a desafogar o trânsito na entrada e saída de Belém, enquanto a obra não fica pronta.
A expansão do BRT prevê corredores com canaleta exclusiva para circulação central nos corredores e faixas exclusivas na área central, com ultrapassagem nas estações de integração; terminais para transferência entre linhas troncais e alimentadoras; estações de integração com embarque e desembarque em nível e pagamento antecipado da tarifa, além de ônibus articulados nas linhas troncais, com prioridade. O BRT Centenário deverá interligar o Distrito de Icoaraci via Av. Augusto Montenegro, em conexão com a Av. Júlio César, com retorno na área do aeroporto de Val-de- Cães. Em seguida interligará com a Av. Centenário e a Av. Pedro Álvares Cabral até o centro da cidade, via Doca de Souza Franco, no bairro do Reduto.
Mas o melhor é que até que enfim vão aproveitar o rio que temos à nossa disposição. Está prevista a construção de dez portinhos, no Ver-o-Peso, Porto da Palha, Praça Princesa Isabel e UFPA, além das ilhas de Mosqueiro, Cotijuba, Outeiro e Icoaraci, Combu e Ilha Grande, com interligação rodofluvial, e que vão se integrar à malha viária do BRT.
Sei que vai demorar ainda para ser concluído o projeto, mas já estou aqui sonhando em, num sistema ro-ro caboclo, por o carro numa balsa ou ferry-boat no Ver-O-Peso e ir tomar água de coco e ver o artesanato em Icoaraci, por exemplo, aproveitando a bela paisagem ao invés do estresse de dirigir.
Novas audiências públicas estão agendadas para 11 e 18 de fevereiro em Belém e Icoaraci, vale a pena ir saber mais sobre o projeto e apresentar sugestões ao prefeito. Precisamos exigir um mínimo de qualidade de vida. E a hora é agora.
Comentários