A governadora Ana Júlia Carepa (PT) ganhou um minuto de direito de resposta no programa eleitoral gratuito de rádio de Simão Jatene (PSDB). A juíza Ezilda Pastana Mutran concluiu que o tucano, no programa veiculado na manhã do dia 23 de agosto, veiculou “falsa dramatização” para ofender a candidata da Frente Popular Acelera Pará, ao chamá-la de “teimosa Dunga” e acusá-la de ter sido a responsável por Belém não ser escolhida sede da Copa de 2014, quando, na verdade, a escolha foi feita pela Fifa.
A magistrada também entendeu que houve o intuito de “difamar a candidata” usando recursos de áudio, “o que acaba por transbordar o limite ético que deve nortear o debate de ideias. Nesse caso, nem houve o debate de ideias. Digo mais, da forma como foi veiculada a propaganda observo notório intuito de ridicularização e degradação da adversária, não podendo a justiça eleitoral compactuar com tais excessos, que devem ser de pronto rechaçados”.
O Ministério Público Eleitoral também foi favorável à concessão do direito de resposta, que será veiculado imediatamente no programa matinal de rádio da coligação Juntos com o Povo.