0
 

Nada menos que cento e sete servidores da Assembleia Legislativa do Pará, de Câmaras Municipais e de prefeituras de 97 municípios paraenses receberam o grau na cerimônia de formatura da 2ª turma do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, da Fundação Escola do Poder Legislativo, conduzida pelo presidente da Alepa, deputado Chicão, pioneiro ao criar o curso superior do próprio Legislativo. E por ser o primeiro no país a investir na graduação de servidores, a Casa já se tornou referência nacional. 

A presidente da Felepa, professora doutora Betânia Fidalgo Arroyo, também reitora da Universidade da Amazônia e presidente do Conselho Estadual de Educação, destacou o esforço, dedicação e sacrifícios de quem trabalha e estuda ao mesmo tempo. “Nós acreditamos que poderíamos mudar a história do Legislativo por meio desse curso, e esse processo cresceu com a criação do curso de Tecnólogo em Gestão Pública, até chegarmos a este momento, com a criação também do curso de pós-graduação, já em andamento”, festejou. 

Elaine Ramos Santos, da Câmara de Ourilândia do Norte, fez o juramento da turma, seguida da outorga do grau pelo presidente Chicão a cada um dos formandos. A servidora Betânia Benjamim Dias da Paz, da Procuradoria da Alepa, foi a oradora.

Dos 107 novos graduados, 44 estudaram na modalidade presencial, e outros 63 participaram do curso na modalidade híbrida ou à distância.

Todos os servidores são muito gratos ao deputado Chicão, pois ele vem marcando suas três gestões sucessivas com investimento maciço na melhoria de condições de trabalho, na qualificação e atualização técnica, na formação superior e até na pós-graduação, que eram sonhos acalentados por todo o funcionalismo da Casa. Por ter também a experiência de servidor e ter atuado como presidente da Associação dos Servidores da Alepa, sempre se mostrou sensível aos pleitos e deu respostas a anseios, corrigindo distorções e injustiças.

Emocionado, o presidente Chicão contou que saiu de casa aos 12 anos para estudar e que o sonho do pai dele era ver um filho formado. “Façam o que os deixa confortáveis; o sonho deve ser de cada um que busca a realização pessoal e profissional”, incentivou.

O ensino médio completo é um pré-requisito para ingressar no curso superior, exigência da Lei nº 9.394/1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A graduação da Felepa tem todas as disciplinas obrigatórias previstas nas diretrizes curriculares nacionais para o curso de Gestão Pública.

Fotos: Balthazar Costa (AID/Alepa)

*Todas as fotos da solenidade estão disponíveis aqui neste Álbum

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Lançamento de livro e homenagens pelos 60 anos do Corecon-PA/AP

Anterior

Você pode gostar

Comentários