0
É escandalosa, abjeta, imoral, ilegal e exige o repúdio cidadão e providências imediatas dos Ministérios Públicos Federal e Estadual a atitude dos dois grupos políticos que controlam a Cosanpa e o Saaeb, manipulando informações e recursos em detrimento dos legítimos direitos – e necessidades – da população, flagelada por permanentes surtos gastrointestinais em face da ausência de saneamento básico, que se reflete nas estatísticas históricas de mortalidade, notadamente infantil.
Enquanto interesses políticos claramente permeiam o engalfinhamento partidário-eleitoral, a população do Pará, mais uma vez, é vitimada pela luta em torno do controle de dinheiro público, vital no seu mais amplo sentido, ao arrepio da Constituição, da lei, da ética e do mínimo de vergonha na cara que se espera de quem é responsável por um serviço tão essencial quanto o de água e esgoto.
A atitude criminosa é notória – está estampada nas capas dos jornais. A ameaça de privatização do serviço de saneamento básico é real. E ninguém ignora que a iniciativa privada, focada no lucro, eis que este é sua mola mestra em qualquer lugar do mundo, jamais investirá nos bairros que não oferecerem viabilidade econômica e financeira para prestação do serviço, de caráter público pela sua natureza de interesse social. Aos fiscais da lei e ao Judiciário, cabe a imensa responsabilidade de dar um basta a essa situação. Aos cidadãos, a justa indignação e o exercício dos princípios insculpidos na Carta Magna.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Apague essa ideia

Anterior

Lançamento musical

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *