O governador Helder Barbalho já assinou ao lado da prefeita Francinete Carvalho, a ordem de serviço para a construção da terceira Base Integrada Fluvial de Segurança Pública, que vai ser instalada no Furo do Capim, zona rural de Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins. A área é estratégica. É ali que acontece a maioria dos naufrágios, além de ser rota de contrabando, com frequentes ataques de piratas aos comboios de carga e embarcações para transporte de passageiros, além das residências dos ribeirinhos. Abaetetuba tem nada menos que 72 ilhas, e é absolutamente necessária a fiscalização integrada para garantir não só a segurança como o próprio desenvolvimento do município e de toda a região.
A obra começou ontem, 15, através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. O investimento supera R$9 milhões, com toda a estrutura e equipamentos.
“Lembrando que nós já entregamos a de ‘Antônio Lemos’ em Breves, no Marajó, estamos entregando no próximo mês a base de Óbidos, para o Rio Amazonas, e agora a terceira Base, que estará no Baixo Tocantins, na região destes municípios, mas com forte proteção para o Marajó, Limoeiro e Oeiras do Pará, fazendo com que esta região possa ter um monitoramento. A estratégia das Bases Fluviais é fundamental para a segurança do estado”, destacou Helder Barbalho.
A apreensão de 3,2 toneladas de drogas neste final de semana em Abaetetuba, a maior da história do Pará, ilustra bem a situação e o quanto é preciso reforçar a presença do estado e controlar a navegação nessa rota.
“Nós temos uma estratégia fluvial importante e essencial no Estado para garantir a segurança nos rios. Temos uma base fluvial que funciona em Breves desde 2022 e tem nos auxiliado no alcance de resultados positivos. Estamos finalizando as obras da Candiru que ficará em Óbidos e, agora, foi assinada a ordem de serviço para a construção da terceira base, que ficará na região do Baixo Tocantins, uma estratégia importantíssima para o combate ao tráfico de drogas, aos crimes ambientais, mas também aos crimes tributários, visto que ali é um grande corredor por onde muitas embarcações passam e que é fundamental para a população”, declarou o secretário de Estado Ualame Machado, titular da Segup.
A terceira Base Integrada vai beneficiar também os municípios de Barcarena, Igarapé-Miri, Muaná, Limoeiro do Ajuru, Cametá e Ponta de Pedras.
Comentários